Atividades Culturais

CHAMADA ABERTA PARA PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E CULTURAIS
PROGRAMAÇÃO CULTURAL – VIII COMEM

 

APRESENTAÇÃO

A Regional Minas Gerais da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) tem o prazer de convidar cada escola, docente, discente, residente, preceptor e gestor para o VIII Congresso Mineiro de Educação Médica (COMEM), a ser realizado entre os dias 03 e 05 de junho de 2021, em formato 100% digital.
Durante as várias atividades preparadas para o VIII COMEM, para além da riquíssima programação científica, pretendemos construir e propiciar espaços de trocas de trajetórias e saberes, de desabafos, conhecimentos e vivências que permearam nossos caminhos e realidades. A ideia é tornar o espaço mais lúdico, reflexivo e participativo; afinal, se Minas são muitas, muitas também são as lutas e expressões artísticas das mineiras e dos mineiros.

 

OBJETIVO

O objetivo deste chamamento é convidar a todas/os/es que queiram compartilhar seus talentos, expressões artísticas e interpretações conosco. Aceitamos e encorajamos todas as diversas manifestações de arte, seja música, dança, composição ou leitura de poemas (e o que mais a criatividade permitir alcançar!), criando um caldeirão de manifestações culturais a ser incluído e compartilhado na Programação Cultural do VIII COMEM.

 

CHAMAMENTO

Planejamos 06 espaços culturais distintos para exposição de manifestações artísticas em produções audiovisuais, quais sejam:

 

I. Abertura/acolhimento: espaço de reflexão inicial, com uma manifestação artística a ser reproduzida na mesa de abertura, com o tema: “Mineiridades: o que nos faz Minas Gerais?”. O tema pode ser abordado e interpretado livremente pelo/a autor/a, e pode ter qualquer número de participantes envolvidos. A produção deverá ser enviada no formato de vídeo, com duração máxima de 01 minuto.

 

II. Gotas de Cultura/”Cadim de cultura”: produções a serem reproduzidas dentro de cada mesa ou oficina da programação, objetivando o enriquecimento do espaço através da manifestação cultural. As produções deverão ser enviadas no formato de vídeo, com duração máxima de 03 minutos.

 

III. Fechamento do COMEM: espaço de reflexão final, com o tema: “Entre os desafios e a esperança da educação médica no contexto de pandemia”, a ser reproduzido na mesa de encerramento do evento. A produção deverá ser enviada no formato de vídeo, com duração máxima de 10 minutos.

 

IV. “Causos na/da Pandemia”: relatos de vivências de ensino e aprendizagem e/ou cuidado em saúde durante o período de pandemia da Covid-19. O tema pode ser abordado e interpretado livremente pelo/a autor/a e pode ter qualquer número de participantes envolvidos. A produção deverá ser enviada no formato de vídeo, com duração máxima de 02 minutos.

 

V. Espaço das Atléticas/“Arreda” Preguiça: espaço reservado para envio de produções realizadas pelas Atléticas, tão importantes e presentes no cotidiano dos estudantes de medicina. A ideia é estimular a participação das Atléticas dos cursos de medicina na produção e envio de vídeos estimulando as práticas corporais, através de alongamentos; exercícios físicos e práticas que estimulem o relaxamento e preparação do corpo e mente. As produções serão exibidas no início de cada turno de atividades do Congresso, como um estímulo para “arredar” a preguiça e nos preparar para um período de intensos trabalhos e trocas de saberes. Prioriza-se produções das Atléticas de medicina, no formato de vídeo, com duração máxima de 05 minutos.

 

VI. “Bandejão” do COMEM: as mineiridades de nossa Minas Gerais se expressam em nossa culinária rica em sabores e memórias. Queremos, com esse espaço, partilhar receitas (doces e salgadas) que contem um pouquinho de cada canto de nossa Minas Gerais. Este espaço acolherá vídeos de produção de pratos típicos, à moda “Como eu faço”. As apresentações dos pratos / receitas devem ser de até 15-20 minutos.

 

COMO ENVIAR MINHA PRODUÇÃO

1. As inscrições deverão ser feitas pelo Formulário disponível no link: http://gg.gg/audiovisualcomem
2. As inscrições estarão abertas do dia 01/04/2021 até às 23h59min do dia 30/04/2021, podendo ser prorrogadas ou não a critério da Comissão Organizadora.
3. Observar as recomendações técnicas de produção de vídeos contidas nesse link: http://gg.gg/dicasvideos

 

PROCESSO SELETIVO DAS PRODUÇÕES

Serão escolhidos o número de vídeos/produções correspondentes com o número de espaços presentes na programação científica do COMEM. A ordem será escolhida pela comissão cultural de acordo com a relação da produção com o espaço em que será reproduzida.
A forma de expressão no vídeo é livre, desde que não desrespeite nenhuma forma de cultura, raça, etnia, gênero ou orientação sexual. Vídeos com conteúdos considerados preconceituosos serão automaticamente excluídos e o autor não será autorizado a mandar novos vídeos.

 


Critérios de prioridade:
❖ Vídeos condizentes com os temas e espaços propostos;
❖ Autores da região de Minas Gerais (ou alunos de Escolas Médicas do estado de MG);
❖ Estudantes de medicina ou residentes de medicina (pelo menos 1 dos integrantes);
❖ Estudantes de outros cursos dentro da região de MG (pelo menos 1 dos integrantes).

 

Critérios de exclusão:
❖ Presença de qualquer forma de preconceito;
❖ Vídeos de qualidade reduzida (imagem ou áudio), que impossibilite sua compreensão;
❖ Tempo superior ao solicitado em cada área.

 

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Todas as produções enviadas serão analisadas exclusivamente pela Comissão Cultural, tomando-se como base os critérios de exclusão e de prioridade. Todas as produções enviadas que não se enquadrem nos critérios de exclusão serão publicadas no Instagram® do evento, independente dos critérios de prioridade. As produções elencadas como de maior prioridade, serão incluídos e reproduzidos ao longo da Programação Cultural do Congresso, de acordo com a relevância da produção com o espaço em que será reproduzida.
As produções enviadas e não incluídas na Programação Cultural também serão publicadas no Instagram® do evento. Portanto, não haverá hierarquização das produções enviadas, apenas uma pré seleção para melhor adequação das produções ao espaço proposto. Reiteramos que todas as produções enviadas são bem-vindas e serão utilizadas e valorizadas para a construção da Programação Cultural do VIII COMEM, seja ao longo do Congresso, ou após sua finalização, como sementes das/os náufragas/os que não se amedrontam nem se imobilizam. Para recordarmo-nos das trocas, trajetórias, das lutas e das reflexões construídas por todas e todos nós durante e para além do VIII COMEM.

 

Comissão Cultural do VIII COMEM
Fernando Gontijo
Caterine Grassi
Jaqueline Barboza