Sobre o Evento

Seja bem vindo(a)!

 

A regional Minas Gerais da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) tem a alegria de trazer o seu Congresso Regional a se realizar entre 03 e 05 de junho de 2021. Ispia só um cadin dos trem que tamu pensando.

 

Sabemos que a educação médica é um campo interdisciplinar de conhecimentos e práticas que orienta a formação dos médicos e médicas em todo o mundo. Desde o início da sua história em 1962, a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) é a principal instituição técnico-científica desse campo no Brasil, representando seus associados individuais e institucionais – centros, faculdades, escolas, instituições e cursos vinculados à educação médica brasileira.

 

A Abem tem como missão desenvolver a educação médica em âmbito nacional visando a formação de profissionais capazes de atender às necessidades de saúde da população brasileira, em especial no Sistema Único de Saúde, o SUS, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Para isso, a Abem realiza, com suas diretorias regionais, projetos e ações em prol do desenvolvimento da educação médica no Brasil, com destaque para suas oficinas temáticas e congressos regionais e nacionais (COBEM).

 

Assim, visando proporcionar espaço de discussão aprofundada da Educação Médica no estado de Minas Gerais, a diretoria regional da ABEM em Minas Gerais realizará o Congresso Mineiro de Educação Médica (COMEM), no formato virtual, sendo recebido pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, entre os dias 03 e 05 de junho de 2021.

 

O tema central do COMEM 2020 será “(Re)Pensando os desafios para a Educação Médica”. Terão destaque análises, pesquisas e relatos de experiência nesse tema, que tem sido foco de importantes debates e proposições das principais instituições responsáveis pelo direcionamento da formação médica no país. A programação e a submissão de trabalhos seguirão eixos:

 

1. Avaliação e saúde mental do estudante de medicina
2. Currículo e metodologias de ensino-aprendizagem
3. Avaliação de desempenho do estudante e do residente
4. Avaliação docente e de curso

 

Durante as várias atividades científicas do COMEM, teremos encontros culturais, gotas de cultura, práticas corporais para “arreda” a preguiça, “dediprozas”, “alembrando a nossa história”, bandejão para quem tá “varado di fome”, e tantas outras atividades, também conhecidas por nós como “trens”.

 

O Congresso é um momento de exercitar o encontro, as trocas, as partilhas, o aprendizado coletivo e colaborativo, ainda que virtualmente. Pra mode do evento ficar melhor ainda, contamos com a sua presença.

 

Venha estar conosco!

 

Abraços,
Comissão Geral